Mato Grosso do Sul é campeão no feminino e geral do Campeonato Brasileiro Sub 21
Segunda-feira, 19 de Maio de 2014
Categoria: Confederação Brasileira de Judô
Mato Grosso do Sul é campeão no feminino e geral do Campeonato Brasileiro Sub 21
Camila Gebara (MS) em sua luta contra Sibilla Faccholli (SP)

As judocas sul-mato-grossenses faturaram quatro dos cinco ouros da Federação na competição. No masculino, vitória do Rio Grande do Sul.

As categorias meio pesado e pesado encerraram as disputas do Campeonato Brasileiro Sub 21, disputado em Campo Grande, neste final de semana (17 e 18 de maio). E foi um dia de confirmações. Mato Grosso do Sul faturou mais um ouro no feminino com a pesado Camila Nogueira e foi campeão entre as mulheres. Já o Rio Grande do Sul conquistou o último ouro do dia com o pesado João Cesarino Silva, chegou a quatro ouros entre os homens e ficou com o título do masculino. Na somatória geral, Mato Grosso do Sul foi campeão com cinco ouros, seguido por Rio Grande do Sul com quatro, São Paulo com três, Minas Gerais com duas e Rio de Janeiro com uma – o quadro de medalhas completo pode ser conferido no arquivo em anexo.

A primeira categoria a ser decidida hoje foi o meio pesado. E não houve surpresas. No masculino, Gabriel Souza (SP) venceu três luta até a decisão contra Lucas Brito, do Distrito Federal. A luta muita fura, foi decidida mais na parte tática. O representante de São Paulo levou a melhor depois que Lucas foi desclassificado com quatro punições.

“Eu já tinha lutado com o Lucas e sabia que ele esperava um pouco para entrar golpe. Então, eu entrei para jogar mas como ele foi punido duas vezes logo no começo, decidi não arriscar esse título brasileiro e a estratégia deu certo. Estou muito feliz”, disse Gabriel.

No feminino, o peso do favoritismo recaia sobre Isadora Pereira, líder do ranking nacional. E a representante de Minas Gerais não teve vida fácil para chegar ao título. Saiu perdendo nas semifinais e na final mas encontrou forças para virar os confrontos e chegar ao ouro.

“Já esperava que não fosse uma competição que é não só ser campeão brasileira mas também pontuar para ir para o Mundial, para o Pan Fiz uma preparação muito forte, muito puxada. Graças a Deus, o resultado veio certinho, do jeito que eu queria”, disse Isadora.

Nos pesados, dois ouros para confirmar os títulos de campeão do Mato Grosso do Sul no feminino e do Rio Grande do Sul no masculino. João Cesarino (RS) e Hugo Praxedes (SP) chegaram a final sendo os melhores colocados do ranking nacional na disputa. E o representante do Rio Grande do Sul levou a melhor ao conseguir imobilizar Praxedes até o ippon.

“Esse ouro foi muito importante para mim porque foi meu primeiro brasileiro. Estou treinando muito forte há dois anos e, com certeza, é o título mais importante da minha carreira. Estou muito emocionado! Agradeço ao Renan Nunes e o professor Kiko pelos treinos que estão me dando mais confiança para as competições”, disse João Marcos Cesarino.

No feminino, Camila Nogueira (MS) levou a melhor sobre Sibilla Faccholli, medalhista de bronze no último Mundial Júnior. O ouro confirmou o título de campeão do feminino e de campeão geral para o Mato Grosso do Sul.

“Esses resultados que conquistamos hoje são de um longo trabalho que desenvolvemos aqui. Nosso Estado não tem poder aquisitivo para contratar atletas. Somos um Estado formador. Três meninas que foram campeãs treinam comigo desde pequenas. Estamos fazendo história ao ganhar dos grandes centros”, disse Igor Rocha, descobridor e mentor das campeãs Larissa Farias (44kg), Layana Colman (52kg)e Mariana Veiga (70kg). “Isso é muito significativo e mostra a descentralização do judô que a CBJ vem fazendo. O fato dos nossos atletas irem para o exterior, competirem na Europa, dá muita bagagem para suportar essa pressão de competir em casa, por exemplo. O resultado foi do jeito que a gente imaginava”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CBJ 

Apoio

Federação Internacional de Judô

Confederação Brasileira de Judô

Federação de Judô do Mato Grosso do Sul

Instituto Kodokan de Judô

World Judo Day (Dia Mundial do Judô)

Olimpíadas de Londres - 2012

Rua Melvin Jones, 815 - Bairro Jardim América - CEP 79803-010 - Dourados/MS

2010 © SAKURÁ - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: